Pé Descalço: liga-nos ás forças da Terra e Fortalece o Corpo, Mente e Alma

588-christi-feetPassamos milhares de anos descalços, e gradualmente passamos a viver sempre calçados de forma artificial à medida que caminhamos para longe do que nos é natural.

Mesmo até ao meio do século passado aqui em Portugal as pessoas andavam descalças ou tinham só um par de calçado para usar. Para se poder entrar dentro de uma vila ou cidade as pessoas tinham que entrar calçadas. Até ás proximidades da vila andavam descalças para poupar o calçado que seria somente usado por causa da Lei.

Mas os tempos mudaram. E com influencia do passado, hoje em dia ver alguém descalço é sinal de pobreza. Por isso é que o calçado é praticado também com preços elevados pois também demonstra um pouco a classe social com que queremos identificar.

Mas também mitos foram gerados: como por exemplo: andar descalço adoce. Mitos esses para educar as pessoas a se calçarem e que passaram a ser tomados por verdadeiros pois ninguém coloca em causa.

Mas andar calçado tem benefícios:

  • evita de obter pequenos cortes e farpas nos pés;
  • evita bater com os dedos dos pés em objetos que nos pode ferir;
  • permitem que possamos praticar desporto sem preocupações;
  • em certas profissões é uma mais valia para proteger os pés.

Segundo estudos recentes, andar descalço é muito mais saudável porque:

  • fortalece os músculos e a agilidade dos dedos dos pés;
  • evita a formação de fungos e outros males do género nos pés pois os pés dentro do calçado torna-os num local muito acolhedor e propicio para o crescimento desses males de saúde.
  • evita má formação da unhas – com os dedos dentro do calçado estão em constante pressão que leva à unha crescer para dentro da carne.
  • evita a formação de varizes nas pernas – novamente um mal causado pela pressão dos pés dentro do calçado que inibe a circulação correta do sangue.
  • mantém a coluna no alinhamento correto – à muito que é sabido que sapatos com tacão alto deformam a coluna
  • ajuda a corrigir deformações na sola do pé – até é aconselhado as crianças andarem descalças para que os pés cresçam saudáveis
  • Permite também descarregar energia estática que se gera no nosso corpo devido ao vestuário e outras fontes que pode ser nocivo para o nosso sistema nervoso. Calçado que não uses a sola de borracha e/ou de materiais sintéticos permitem também que a descarga se efectue.

Mas estas vantagens de andar descalço estão só a visar a parte física do nosso corpo.

reflexologiaA nível mental e sistema nervoso também somos influenciados positivamente com o acto de andar descalços.

Actualmente existe bem divulgado os benefícios da reflexologia podal para a saúde geral do nosso corpo. Na sola dos nossos pés estão pontos que ligam aos órgãos vitais do nosso corpo. Ao estarmos a caminhar descalços estimulamos esses órgãos de forma a os tornar  mais saudável. Existe também palmilhas de reflexologia que se pode aplicar no calçado para que esteja sempre a estimular esses pontos.

Algumas fontes e estudos também indicam que andar descalço estimula o nosso cérebro pois estamos constantemente a estimulá-lo com sensações.

Tem-se verificado com eficácia que esfregar ou caminhar descalços sobre tapetes ou relva, alivia tensões, nervosismos e stresses.

A nível espiritual também é benéfico!

Estamos mais ligados ás energias da Terra e permite mais facilmente nos sintonizarmos à frequência dela. Mesmo para os nossos corpos energéticos se libertarem de energias densas que podem estar em nós.Em locais naturais, em pontos de força naturais, estarmos com os pés descalços em contacto com a terra permite sentir melhor a força energética desses lugares.

Num trabalho magistíco, numa massagem energética, com o reiki, etc, a experiência é muito mais benéfica estando descalço. Seja para o praticante como para o receptor.

Sugestões

Nos dias de hoje – seja pela praticabilidade, por razões de segurança ou por julgamento social – é difícil voltar ao que é natural: andar descalço.

Então procuremos ter mais atenção ao comprar calçado. Preferindo de materiais naturais e que tragam bom conforto ao pé. E sempre que possível….

ANDA DESCALÇO!

Andar um bocadinho de pé descalço sempre é melhor do que não andar de todo.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Pé Descalço: liga-nos ás forças da Terra e Fortalece o Corpo, Mente e Alma

  1. Tenho sentido isso, Camarada! Estou na fase de transição do tênis p o barefoot. Minha mente já não aceita usar tênis. Tenho andado só de Adipure, e qdo não puder andar descalço no dia-a-dia, será assim que andarei.

    Agora sinto relevos de pequenos objetos que não sentia antes, como uma folha, uma pequena pedra, uma semente no chão. Tanto descalço qto com o Adipure.

    Sinto que meus pés ficaram livres de alguma coisa que não é natural!

    Curtir

  2. eu fico 24h sem chinelo e nem tenis vou para escola com chinelo chego lá fico descalço qualquer coisa coloco rapidinho e já tenho costume disso já faz +10 anos

    Curtir

  3. Que utilissimo artigo este! Gostei muito! Há um tempo venho fazendo um tratamento de um queimor na planta dos pés . Quando passei a andar descalço em casa, tudo mudou! Foi um prodígio e venho tendo um alívio abençoado! Já não estou mais a depender de medicamentos, pelo menos parcialmente! Outrora eu só vivia todo o dia calçado e a causa do problema era essa!

    Curtir

Deixar um ponto de vista

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s