Cuidados gerais do Corpo

dmitri_3404_by_mikedga-d7udusiO Corpo Físico é a Ferramenta Primordial que usamos nesta realidade para nos manifestarmos.

É uma terça parte do nosso Ser aqui na Terra sendo todas elas Corpo, Mente e Alma.

O Corpo é uma ferramenta importante para que o individuo se manifeste nesta realidade. Para tal é preciso saber cuidar bem dele.

Eis alguns pontos a considerar e a importar para os nossos hábitos quotidianos que puderam melhorar a funcionamento do nosso Corpo:

  • Dormir com roupas largas, sem roupa interior em ambiente arejado; deixa as janelas e portas abertas mesmo no inverno. O ar da madrugada é óptimo. Não podes é sentir frio, agasalha-te. Se estiver muito vento, fecha um pouco a janela.

  • Ao acordar, o corpo tem uma temperatura mais alta, toma um banho frio, aquece-te depois com exercícios. Vais notar um aumento de bem-estar e o corpo vai expelir toxinas pela pele.

  • Toma banho de sol diariamente.

  • Procura andar descalço o máximo possível.

  • Ao defecar, não te limpes somente com papel higiénico, procura lavares-te com água e, sabão neutro e depois secar sem esfregar. Para as mulheres o mesmo procedimento, porém precisam tomar muito mais cuidados para não deixarem resíduos de urina e fezes, devido ao formato dos órgãos genitais que são de difícil limpeza.

  • Toma banho frio (molha o corpo aos poucos, por partes) em qualquer época, sempre com o corpo aquecido antes e depois do banho.

  • O alimento mastigado é melhor do que o bebido, a digestão começa com a mastigação. Ao mastigar são libertadas hormonas que dá ao corpo a sensação de saciedade. Mastigar bem os alimentos melhora e facilita a digestão e começa cada vez menos necessário ingerir grandes quantidades de alimento.

  • Os grãos germinados crus são alimentos com grandes propriedades nutricionais.

  • Os alimentos da estação e comidos quando se colhe têm mais força vital e comidos crus aproveitamos melhor os seus nutrientes.

  • Prefere uma alimentação virada para o vegetearismo e alimentos crus.
  • O jejum é um meio para se curar doenças e desintoxicar o corpo.

  • Prefere legumes e frutas da estação.

  • Não ingiras leite nem seus derivados, fazem muito mal a saúde.

  • Cuidado com a mistura dos alimentos, só coma alimentos que combinem entre si. Ver tabela em baixo

tabela

  • Prefere os alimentos crus, mas se cozinhares faz no vapor para evitar perda de nutrientes. Prefere produtos integrais.

  • Bebe 1,5 litros de água por dia, na temperatura ambiente.

  • O melhor material de recipientes para armazenar água para beber é em vidro.

  • Depois da refeição permanece sentado, por um tempo, em ambiente tranquilo.

  • Evita refeições com a televisão ligada para que tomes atenção ao que estás a ingerir.

  • Não bebas nada meia hora antes de uma refeição e uma horas depois das refeições.

  • Bebe um copo de água com o sumo de um limão ao acordar. É óptimo para limpar o organismo.

  • Qualquer bebida alcoólica, mesmo em pequena quantidade, engorda e faz mal; bloqueia na circulação natural da nossa força vital, entorpece o pensamento e a manifestação real de nós mesmos

  • Sal e o açucares devem de deixar de existir no nosso dia-a-dia.

  • Tempere as saladas com limão e ervas. Não misturar limão com tomates, , feculentos, cereais, legumes secos.

  • Não tome muito café, um por dia é suficiente e nunca depois das 14h00 para evitar distúrbios de sono.

  • Evita comer após as 20:00 horas, isto inibe a substância que o nosso organismo produz para transformar gordura em músculo.

  • Não compres para a tua alimentação que não deves de comer: carnes, derivados e alimentos industrializados.

  • Todas as bebidas e comidas industrializadas têm conservantes, corante e aromas artificiais; além de engordarem, fazem mal para a saúde.

  • Come sempre alimentos naturais.

  • Não te deixes enganar por propagandas de dietas milagrosas, não existe mistério: NÓS SOMOS O QUE COMEMOS E BEBEMOS.

  • Temos que deixar todos os maus hábitos, que às vezes nem sabemos porque os temos e que nem os associamos a serem maus.

  • Para acabar com os maus hábitos como: fumar; beber; comer demais mantém-te informado sobre os efeitos maléficos destes hábitos, lê muito sobre o assunto e aos poucos o subconsciente vai se dirigir para essa mudança.

  • Procure meditar todos os dias.

  • Procura fazer exercícios todos os dias, no mínimo 15 minutos por dia. De uma forma geral procura te exercitar até 50% do teu limite, com isto não forças em demasia o corpo e ficas-te a sentir bem. Os exercícios devem produzir energia, força e vitalidade e não consumi-las.

  • Reconhece a importância do ar que respiras. Podemos ficar dias sem comer e beber água, mas não ficamos cinco minutos sem respirar.

  • Quanto mais relaxares em relação à necessidade de comer, menos comerás.

  • Dietas à base de remédios tiram o apetite, mas criam distúrbios no sono, dão angústia, dão raiva, etc. Dietas à base de diuréticos só fazem mal à saúde, desidratam e enfraquecem o corpo. Dietas à base de chás que ajudam a evacuar destroem a nossa flora intestinal e nos enfraquecem.

  • A chave do equilíbrio corporal fica dentro da nossa própria Mente.

  • Se fores cozinhar, que seja numa panela de aço, vidro ou cerâmica. Usa colheres de aço. Não uses o micro-ondas, pois ele altera a estrutura molecular do alimento.

  • Não uses sapatos e chinelos de borracha pois são isolantes. Usa de couro.

  • Procura ter uma rotina diária e horários fixos para as refeições, quatro vezes ao dia, e não coma nada nos intervalos.

  • Use agape, mel, melado, rapadura, frutas secas como adoçantes e quando tiver vontade de comer doces.

  • Defecas todos os dias. Caso isso falhe, faz una lavagem intestinal.

  • Os alimentos fortes viciam e alteram nossa sensibilidade gustativa. Por isso, temos a impressão de que os alimentos naturais são têm sabor.

  • Fique sempre atento à sua temperatura interna, se passar de 37° (70 pulsações por segundo) reveja sua alimentação e tome banhos de assento, banhos com fricção, compressas de água ou barro na região da barriga para normalizá-la.

  • Toda doença tem como causa o sangue intoxicado. Toda intoxicação tem origem no estômago, aumento de temperatura causada por alimentos impróprios. E no intestino, causado pela retenção da massa alimentar.

Evita:

  • Alimentos que causam gases como: refrigerantes, feijão, fritos, pão, queijo, enlatados, carnes e seus derivados como a linguiça, presunto, salame, salsicha e produtos industrializados em geral.

  • Alimentos que retêm líquidos como: sal em excesso e alimentos processados.

Sabias que…

  • A sinusite está ligada intimamente com a prisão de ventre;

  • que existe no mercado uma variedade de sprais, gotas, injecções, comprimidos, vapores, inaladores que podem aliviar os sintomas momentaneamente, mas só fazem isto, pois não se vai à raiz do problema e não irá curar a causa principal. As parte das principais causas são: hábitos alimentares incorrectos e má eliminação.

  • A clorofila (presente por exemplo nos brócolos, couve, espinafre, agrião, rúcula,etc) é excelente para baixar as taxas de hiperglicemia.

  • O arroz integral é um excelente alimento pelo seu alto teor de vitaminas do complexo B e minerais, principalmente se ingeri-lo, por exemplo, em caldos crus. Arroz Branco é desprovido de nutrientes quase na totalidade.

  • Não se deve ingerir pimentão que não seja o maduro, nem os das varieades vermelha, roxo ou amarela, pois são híbridos e só sobrecarregam o corpo com mais toxinas. O ideal é o pimentão verde. É mais saudável e não causa o desconforto do arroto.

  • Os grãos secos (feijões, grão-de-bico, lentilhas, etc.) devem ser germinados para que assim liberem toxinas de auto-preservação e químicos usados para os proteger de pragas e influenciar o crescimento deles. Quando esses grãos germinam, liberam essa toxidade, deixando o grão mais saudável e mais leve, não causando aquele desconforto dos gases.

  • Os animais mais fortes da natureza são: o cavalo, o elefante, o boi; todos eles são vegetarianos e vivem mais; e os que vivem menos são os carnívoros.

  • Uma vida naturalista é um dos estilos de vida mais saudáveis e conscientes. Conhecer as leis da natureza nos liberta de muitos temores e pressões sociais. Além de nos permitir economizar dinheiro e energia. Cada prática diferente aprendemos fazem ver a vida de uma perspectiva muito mais atractiva.

  • A educação que a sociedade recebe quanto à saúde está orientada para outros fins económicos em vez da saúde, por isso se focam mais em curar doenças em vez de manter um corpo saudável sobre vários aspectos. Quando se cria regulamentos para melhorar os sistemas de saúde, focasse mais em drogas, médicos e hospitais. Isto mostra o quanto a visão de saúde se tornou visão de doença, que é o seu oposto, além de que mais facilidades hospitalares pressagiam mais doenças e enfermidades do que o manter a saúde e estilos de vida saudáveis.

fonte: Roteiro da Saúde

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