Ar, Fogo, Água e Terra; Os quatro Elementos da Magia.

296130_10151416887856150_827837976_nPresentes no nosso dia-a-dia, estas forças dão-nos acesso ás usas forças.

Ar, Fogo, Água e Terra são os quatro elementos básicos que se encontram comummente em vários sistemas de magia, e que se encontra muito no misticismo Ocidental, por exemplo na Astrologia. Em Alguns sistemas o numero de elementos varia entre os quatro, cinco, sete, nove, dez, onze, etc.

Na Magia ocidental para além destes quatro elementos básicos também temos o Quinto Elemento Nobre: o Éter ou Espírito.

Aqui serão analisados e dado a conhecer estes quatro e as suas características. Tanto que  são de mais fácil compreensão e já servem de apoio para o nosso trabalho magistico.

Ao sabermos as qualidades de cada elemento poderemos então elaborar formulas mágicas para fins mais direcionados para a verdadeira vontade e com elementos que promovam uma melhor ligação com essas forças. Certas Ferramentas Mágicas têm sempre uma ligação com um elemento, logo para podermos direcionar podemos fazer uso de determinada ferramenta, etc. Por exemplo: o mesmo elemento poderá ser usado para ativar essa força: água para activar a Água ou forças Aquáticas; Fogo para activar o fogo ou forças Ígneas; Ar para activar o Ar ou forças Eólicas; Terra para activar força Telúricas.

Também alguns Seres de outras dimensões/realidades estão associados a alguns elementos pois sua forma de ser emana caraterísticas vincadas em alguns elementos

ar_grandeAr ou elemento Eólico

Este elemento está ligado com as ideias, processos mentais, comunicação, mudança, o movimento, conhecimento/sabedoria/estudos, liberdade, etc. É masculino, seco, expansivo e activo. É o elemento que se sobressai nos locais de aprendizagem e nos quais ponderamos, pensamos e teorizamos.

O ar governa o Este pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e consciencialização. Cor que o representa é o amarelo do sol e do céu na aurora.

Representa também coisas que crescem, expansão, liberdade de movimento. Tirando o sumo e seus semelhantes, o Ar pode ser representa o Mental. Ao crescermos fisicamente nós aprendemos e a nossa mente se expande de igual forma, nos termos de conhecimento, personalidade e através das experiências de vida. Ar representa a respiração. Mental e emocionalmente representa uma “Mente Aberta” e sentimento de despreocupação. Pode ser associado à vontade, elusivo, evasivo, benevolencia, compaixão, sabedoria, electricidade.

Aconselhado para feitiços e rituais que direccionados para viagens, estudos, liberdade, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir mentiras e assim por diante. Pode ser usado para ajudar desenvolver de faculdades psíquicas. Alguns Feitiços com o elemento Eólico incluem o ato de deixar cair um objeto do alto de uma montanha ou outro lugar alto para que se conecte fisicamente com o elemento.

Pontos de força: Topo de montanhas de serras, praias ventosas, edifícios altos, aeroportos, escolas, bibliotecas, escritórios, agências de viagem.

Aplicações Magisticas: processos mentais, intuitivos e psíquicos, o conhecimento e estudos, aprendizagem abstracta, o vento e a respiração, inspiração, a audição, harmonia, pensamento e crescimento intelectual, viagens, liberdade, verdade, encontrar coisas perdidas, telepatia, memória, desenvolver compreensão, conhecer os segredos de desencarnados, meditação, discussões, começos, iluminação, adivinhação, concentração, visualização, profecia, magia do vento, karma, velocidade, olfato, audição, etc.

Ferramentas Mágicas: Incenso e Óleos Essenciais, Athame, Espada, Diário Mágico, Pêndulo, Cartas e Tarot, Lápis e Caneta, Runas, visualização criativa.

Palavras Chaves: Intelecto, lógica, tecnologia e design

Estação: Primavera

Direcção: Este

Parte do dia: Amanhecer

Sentido: Tacto

Cor: amarelo do sol e do céu na aurora

O ar governa a magia dos quatro ventos, de concentração e visualização e a maioria das magias adivinhatórias

fogo_grandeFogo ou Elemento Ígneo

Este elemento está ligado à força masculina, ao impulso da vida, à paixão, à transmutação, força de vontade, a sexualidade, da conquista, desporto, acção, destruidora, limpadora, energética, etc. Representa o fogo sagrado do sexo,  a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas.

O Fogo representa a energia, a Força, o que move o mundo. Animais ( em especial predadores) capazes de se moverem rapidamente e cheios de força é um bom exemplo de símbolos ígneos. Fisicamente o Fogo representa o nosso metabolismo e calor corporal. A nível mental e emocional representa as paixões e o que nos move. Fogo pode ser associado à motivação, desejo, intenção, ímpeto, espírito aventureiro.

A Magia do Fogo pode parecer assustadora porque os resultados manifestam-se de forma rápida e espectacular. O elemento Ígneo é uma força avassaladora e incrível. A sua força é chamada a Sul, pois é de lá que vem o Calor. Suas cores é vermelho e outras cores produzidas por chamas.

Pontos de Força: Desertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir (devido ao sexo), saunas.

Aplicações Mágicas: tempestade, tempo e estrela, queimar, magia com fumo ou derreter objetos, velas e pequenas fogueiras; Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, auto-conhecimento, poder, etc.

Ferramentas Mágicas: Bastão, lamparina ou velas, ervas ou papéis queimados.

Palavras Chaves: Emoção, Paixão, Inspiração, Criação

Estação: Verão

Direcção: Sul

Parte do dia: Meio-dia

Sentido: Visão

Cor: Vermelho

120px-Alchemy_water_symbol.svgÁgua ou Elemento Aquático

Este elemento está ligado à força feminina, intuição, magia, da mente subconsciente, do amor e todas as emoções, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento. Assim como a água é fluida,  em constante mutação, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções. A água é o elemento da absorção e germinação. O subconsciente é simbolizado por este elemento, pois está sempre em movimento, como o mar que nunca descansa quer seja noite ou dia. Será de grande proveito para o Mago apaziguar esse mar.

A Água representa a fluidez, as coisas sem forma. Fora das coisas obviamente ligadas à água (como rios e mares), plantas também estão associadas a este elemento, pois elas se adaptam ao meio em que estão inseridas, crescem e se movem consoante o Sol e a mudança das estações. Sangue e outros fluidos corporais estão também representados por este elemento. A nível mental e emocional a Água representa a adaptabilidade à mudança. A Água pode ainda ser associada ás emoções, adaptabilidade, flexibilidade, ao magnetismo, maeabilidade.

Pontos de Força: lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, o oceano e as marés.

Aplicações Mágicas: Magias com Mar, gelo, neve, neblina, espelho, imã, chuva, emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.

Ferramentas Mágicas: Água, Cálice, caldeirão, espelho, o mar.

Palavras Chaves: Alma, Espírito, Empatia e Aura

Estação: Outono

Direcção: Oeste

Parte do dia: Crepusculo

Sentido: Paladar

Cor: Azul

Earth-symbolTerra ou Elemento Telúrico

Este elemento está ligado à fertilidade, à criação, à estabilidade, harmonia, à solidez, ao lar, humidade, a gravidade é a manifestação desse elemento. Está ligado à dimensão que estamos conscientes, ao plano físico. A Terra é o reino da abundância, da prosperidade e da riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apoiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria. Também é sustentadora das forças da natureza.

A Terra representa o que é rijo, o que é sólido neste plano de existência. O símbolo mais básico da Terra é as rochas. Rochas são muito difíceis de serem movidas e de serem modificadas. A nível físico representa os ossos, músculos, e tecidos orgânicos. Emocionalmente está associado à teimosia, estabilidade, ao culto do corpo, à gravidade das coisas. A nível mental está associado à confiança, resistência à mudança.

Pontos de Força: Cavernas, vales, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, caves, minas, buracos, tocas, montanhas.

Aplicações Mágicas: Magias de enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar pela natureza e visualizar o que se deseja, para o corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, runas, sabedoria prática, força física, ensino.

Ferramentas Mágicas: Pentáculo, pentagrama, imagens, pedras, gemas e cristais, sal, giz e carvão, árvores, bússola, cordas.

Palavras Chaves: Corpos, Formas, Saúde e Necessidades Físicas

Estação: Inverno

Direcção: Norte

Parte do dia: Noite

Sentido: olfacto

Cor: Verde

Para que tenhas mais ferramentas para trabalhar com os elementos básicos tens o Reiki Elemental que te capacita a trabalhar melhor com estas energias.

Anúncios

23 pensamentos sobre “Ar, Fogo, Água e Terra; Os quatro Elementos da Magia.

  1. É um esclarecimento, sobre a grande força que possuímos, e podemos usar, para a intuição, comunicação, prosperidade, e emoções.

    Curtir

    • Esses objectos são coisas comuns, fáceis de encontrar no nosso quotidiano. Uma vez que os adquiras tens que os consagrar e usar unicamente para a magia.

      Curtir

  2. Tem como alguém que pratica essa magia soltar fogo pela mão, como em filmes, por exemplo

    Curtir

    • Pode tentar. Mas para conseguir terás que ser maga de e primeira categoria… Rsrs… O que podes é te sintonizar com a natureza desses elementos para encontrar equilíbrio interno

      Curtir

    • desculpe SR MARCIO.SANTOS , mas existe relatos que pessoas se inflamaram ( se queimou) de dentro para fora. eu já fiz coisas erradas usando os ventos . as aguas ..fazia coisas estranhas ,que meus amigo tinham medo, bom, ainda faço . como isso acontece desde minha infância.. com (1) um ano fiz todo telhado de minha casa sair voando , e o mais sinistro, o redemoinho começou dentro de casa , onde ue estava,,,,,,,,,,,,as vezes queria ser normal ,,,sem essas PERTURBAÇÕES,,,,,mas somos assim ,,a família toda….sim pode usar o fogo,,,,,mas um alerta ,,nada ,e ninguém os controlas são forças destrutivas , devastam ,arrasam devoram tudo pelo caminho onde passam……..OPTCHA

      Curtir

  3. Eu esta olhando os feitiços do bem basicos com os 4 elementos.Sao magiais medievais(Word medieval)existe realmente esses poderes naturais?
    So pessoas q sao bruxas podem fazer
    Pois eu n sou e n tenho descendentes.Sao poderes simples
    Ex:fazer uma esfera de fogo.Tem com fazer tirar essa duvida.

    Curtir

    • Todos nós temos potencial para para fazer coisas fantásticas. Mas o que falas aparenta ser mais pirokinese avançada. A palavra Magia muitas vezes era usada para fenómenos incompreendidos. E muitas das magias são formas de fazer “dobrar colheres” com a nossa força intensas.

      Curtir

  4. Boa noite eu queria saber se a magia é de Deus ou do diabo?
    Outra curiosidade
    Como faço um circulo magico bem feito?
    Fiz um mas no foi bem feito.
    Pra que serve mesmo o circulo magico?

    Curtir

    • Tem uma forma básica de fazer o círculo no site. Basta buscar. Quanto a deus e diabo, eu não sou cristão. Para mim deus é tudo, está em tudo e em todos. Por isso, é coisa de Deus. Mas como uma faca tanto pode ser usada para alimentar ou matar. Depende da intenção do utilizador. Deia uma vista de olhos nos princípios aqui no site

      Curtir

  5. Os feitiços da chuva,vento e ler nente e cura eu fiz, mas n viu o efeito fluir.
    Sera o q foi?
    Sera se foi pouca concentracao?
    Outra coisa ja senti cheiro de enxofre
    Sera o q mesmo?

    Curtir

Deixar um ponto de vista

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s